Novela A Viagem, um marco na divulgação do Espiritismo

A Novela "A Viagem"  teve seu papel pioneiro ao trazer para as novelas, a temática do Espiritismo. Méritos para Ivani Ribeiro, que, em 1975, escreveu a primeira versão da novela, nspirada nos livros E a Vida Continua... e Nosso Lar, ambos ditados pelo espírito de André Luiz ao médium Chico Xavier contou com a colaboração do professor José Herculano Pires na última novela da qual Lúcia Lambertini (foi uma atriz, diretora e autora brasileira.) participou pois viria a falecer pouco tempo depois. Confira o vídeo abaixo com a primeira versão da novela. (Fonte: Wikipédia )




Já a segunda versão, escrita por Ivani Ribeiro, com a colaboração de Solange Castro Neves, e direção geral de Wolf Maya. Foi exibida de 11 de abril a 22 de outubro de 1994, no horário das 19 horas, em 167 capítulos.

Apresentou Antônio Fagundes e Christiane Torloni como protagonistas, Maurício Mattar, Andréa Beltrão, Lucinha Lins e Miguel Falabella como co-protagonistas e Guilherme Fontes e Jonas Bloch como antagonistas da trama. Confira a bonita mensagem final exibida no vídeo abaixo.


Comentários

  1. Na minha opinião foi a melhor novela da Rede Globo até hoje (apesar de eu quase não assistir novelas).
    Era impossível perder um capítulo.
    Parabéns pela postagem!
    Aninha Goulart

    ResponderExcluir
  2. bah foi umas das poucas novelas
    da qual assisti
    pois ela nos prendia
    e com certea relato muito bem o epiritismo
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Geraldo,
    Essa novela para mim foi uma das melhores nessa linha! Assisti duas vezes: às 19 e depois quando passou no Vale a pena ver de novo! A música do Roupa Nova, me emociona até hoje!
    GRande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Esta novela representou bem o espiritísmo e claro , na minha opinião, houve alguns exageros, mas a intenção boa é que importa para aqueles que não conheciam a doutrina.

    Com carinho
    Isa

    Aguardo sua visita

    ResponderExcluir
  5. Que bom poder através do Blog do CELE resgatar algumas boas lembranças e pensar que programação de qualidade ainda pode existir na TV aberta, não é mesmo?!

    Gostaria de pedir para receber a newsletter por um outro endereço eletrônico: ingridstrelow@terra.com.br

    Abraço,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  6. Sou espirita desde que me entendo por gente,A Viagem foi a primeira novela que assisti,falar sobre ela,é o mesmo que falar de nós mesmos.Encrivel,como algo escrito em 1975,e reescrita em 1994,ainda da aulas de vida nos dias de hoje.É como se ela fose escrita ontem.Ainda tantos casos de obseção,e parece que ninguem nota.Saudades de uma novela que levou tão a sério um tema tão importante.Obrigado pela recordação.

    ResponderExcluir
  7. Em minha opinião foi uma das melhores Obras da Teledramaturgia.Tive a oportunidade de assistir em 1994 e as duas reprises( 1997 e 2006 quando também foi novamente lançada pela Somlivre o CD com a trilha internacional.Eu fui correndo comprar.
    Certamente serviu de consolo para muitas pessoas que talvez jamais tivesse lido uma obra espírita, mas que sentiram certo conforto no coração.
    A televisão é um veiculo muito forte e ainda mais nesse horário e na toda poderosa rede globo. A Ivani e O Wolf ambos espíritas souberam combinar direitinho o elenco que se saiu maravilhamente bem!
    Numa Entrevista a Atriz Christiane Torloni falou de como foi bom para ela voltar a fazer novelas depois da Morte, e que muitas vezes eles receberam ajuda do plano espiritual. Ela conta que um dia está sozinha numa sala decorando o texto quando uma voz ditou para ela algumas palavras e disse( coloca isso no texto porque tem uma pessoa que está precisando muito ouvir isso).

    Um país tão católico e uma Novela Espírita atingir uma audiência tão grande, 70 pontos foi realmente um sucesso.
    Bju a todos Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite!

    Revi aluns capítulos semana passada(ocasionalmente ou não) e senti muita saudade da minha época infantil. E ao mesmo tempo,fico contente em saber que a divulgação da doutrina espírita vem crescendo a cada vez mais em relação a década de 90(pois assisti a segunda versão) e nos "impulsiona" a procurar respostas que podem ser o caminho para a nossa evolução.

    Patrícia Pugliero

    ResponderExcluir

Postar um comentário